Outra das imagens construídas que tem mudado muito nos últimos anos, são as adegas. O que antes era um conjunto de edifícios semeados para apoio ao lagar numa quinta onde se fazia vinho já era. As normas para a produção de vinho são muito rigorosas.
Se já visitaram uma adega deste século, já o verificaram 'in loco', temos uma autêntica fábrica de produção de vinho com um ar ‘high-tech’, ambientes com enormes cubas de inox, tudo muito ‘clean’, para uma produção controlada em rigor de laboratório.Um projecto do atelier de arquitectura madrileno S-M.A.O. Sancho-Madrilejos que foi construído em Picón na Cidade Real, Espanha.A adega surge na paisagem como uma construção proeminente mas foi pretensão do projectista que a solução fosse o mais respeitoso possível para com a envolvente, de forma a ter um baixo impacto ambiental, adequando a sua escala e integração no local. Implantada no topo de uma colina suave, marca o ponto dominante sobre a envolvente.
Cerca de metade da construção está enterrada, diferenciando de uma forma clara a face norte da sul, permitindo que os espaços que necessitem de ser abertos o façam sobre a fachada a sul, a mais simbólica.
As instalações da indústria estão protegidos e localizados na parte norte do edifício, onde todos os elementos necessários à produção do vinho estão incluídos, encontrando-se devidamente indicados de forma a optimizar o espaço e o desenvolvimento do trabalho industrial da própria adega.
Apesar de ser um edifício industrial com alguma dimensão, um rectângulo com 85 por 23 metros sensivelmente e com alguma altura, consegue uma mistura harmoniosa com os elementos naturais em torno desta enorme adega. As instalações da indústria estão protegidos e localizados na parte norte do edifício, onde todos os elementos necessários à produção do vinho estão incluídos, encontrando-se devidamente indicados de forma a optimizar o espaço e o desenvolvimento do trabalho industrial da própria adega.
Só falta 'tomar unas copas' com o vinho do local a ver se valeu o investimento, brincadeira…
4 comentários:
isto quase parece a do outro.
Isso quer dizer que se trata de uma arquitectura globalizada, pois também sofre sob esse efeito mundial!
Como alguém escreveu, "Nada se cria, já tudo foi inventado"
Gosto do espaço............... e do vinho!
mfc,
só falta um rio! ;D
Enviar um comentário