24/07/09

Adega - 14 viñas

Outra das imagens construídas que tem mudado muito nos últimos anos, são as adegas. O que antes era um conjunto de edifícios semeados para apoio ao lagar numa quinta onde se fazia vinho já era. As normas para a produção de vinho são muito rigorosas.
Se já visitaram uma adega deste século, já o verificaram 'in loco', temos uma autêntica fábrica de produção de vinho com um ar ‘high-tech’, ambientes com enormes cubas de inox, tudo muito ‘clean’, para uma produção controlada em rigor de laboratório.
Foi neste contexto que escolhi a peça de arquitectura em imagem. É dos nossos vizinhos por mero acaso, porque podia dar um exemplo nacional.
Um projecto do atelier de arquitectura madrileno S-M.A.O. Sancho-Madrilejos que foi construído em Picón na Cidade Real, Espanha.
A adega surge na paisagem como uma construção proeminente mas foi pretensão do projectista que a solução fosse o mais respeitoso possível para com a envolvente, de forma a ter um baixo impacto ambiental, adequando a sua escala e integração no local. Implantada no topo de uma colina suave, marca o ponto dominante sobre a envolvente.
Cerca de metade da construção está enterrada, diferenciando de uma forma clara a face norte da sul, permitindo que os espaços que necessitem de ser abertos o façam sobre a fachada a sul, a mais simbólica.
As instalações da indústria estão protegidos e localizados na parte norte do edifício, onde todos os elementos necessários à produção do vinho estão incluídos, encontrando-se devidamente indicados de forma a optimizar o espaço e o desenvolvimento do trabalho industrial da própria adega.
Apesar de ser um edifício industrial com alguma dimensão, um rectângulo com 85 por 23 metros sensivelmente e com alguma altura, consegue uma mistura harmoniosa com os elementos naturais em torno desta enorme adega.
Só falta 'tomar unas copas' com o vinho do local a ver se valeu o investimento, brincadeira…

4 comentários:

Francis disse...

isto quase parece a do outro.

me. disse...

Isso quer dizer que se trata de uma arquitectura globalizada, pois também sofre sob esse efeito mundial!

Como alguém escreveu, "Nada se cria, já tudo foi inventado"

mfc disse...

Gosto do espaço............... e do vinho!

me. disse...

mfc,
só falta um rio! ;D