22/04/09

Arquitectura sustentável

A propósito de cuidar do nosso planeta, e nós por cá também fazemos por isso, fica por aqui este exemplo muito interessante da aplicação prática do conceito da sustentabilidade nos edifícios. Aliás prémio que lhe foi atribuído em Itália pelo «Arquitectura Sustentável Fassa Bortolo – Cultura da inovação na construção civil».
salas de trabalho polivalentes
O projecto premiado é o Jardim-de-infância Popular, no Cacém (2002-2005), situado no parque urbano junto ao centro do Cacém, da autoria dos arquitectos Nadir Bonaccorso e Sónia Silva da nbaa arquitectos.
É um volume puro em betão branco aparente e caixas volumétricas salientes forradas a placas de Viroc cinza,com pequenas aberturas a norte e grandes vãos em consola a sul , consequência de uma procura de um comportamento térmico equilibrado.

Uma escola diferente por certo e bem divertida, fazia falta na zona onde está inserida!

7 comentários:

Dry-Martini disse...

ai ai ai... o que eu gosto destas coisas :)

XinXin

me. disse...

well like you say on reverse mode today
"me2" :)

Francis disse...

ena pá, estamos a ficar inteligentes...

Francis disse...

sem pretensões de querer ensinar algo, deixo-te aqui uns links.

http://www.ruadebaixo.com/
http://www.thecoolhunter.net/
http://www.ultimasreportagens.com/

me. disse...

Obrigada francis, o Fernando Guerra já sigo à tempos, os outros vou espreitar ;)

etc disse...

Gosto destes cubos salientes... pois! E sobretudo do material empregue que dá sensação de consistente, duradouro... não como alguns edificios que se adivinhem que passado um ano ou dois estão "desbotados" ou "perdidos" por não haver manutenção sustentável! Que bom poder ser disfrutado por um publico não restrito... :-)

me. disse...

etc, um dos males desta terra. É público tem de ser barato depois fica caro manter, aqui foram mais longe e só ganham com isso.