30/04/09

Ao Gerês


Mesmo por cá, no nosso norte mais a norte! Um miradouro para habitar que se lança sobre a paisagem, assim a defino eu.
Situada no parque natural Peneda/Gerês num terreno de 5000 m2, em que o indicie de ocupação de terreno é muito restrito, resultou nesta pequena casa de 60m2.
Este é um trabalho ousado da equipa de arquitectos do Porto, Graça Correia e Roberto Ragazzi do atelier correia/ ragazzi arquitectos
Poderá parecer inadequado com as vizinhanças construídas, sem dúvida, mas este exercício arrojado que parece um acidente de construção que aterrou na paisagem, reflecte o que penso à muito, ver diferente e mais além do que existe, hajam clientes visionários!
Olhando do seu interior para fora, a simplicidade da sua estrutura, o equilíbrio e a tranquilidade dos materiais escolhidos, reflecte a o espírito existente exterior a simbiose de espaço construído e o espaço vegetal envolvente.
Mas aqui o pequeno tornou-se enorme, é uma casa debruçada sobre a encosta e o rio Cávado. A boa escala do edifício marca bem esse equilíbrio com o exterior, quando esta se ilumina pela noite, parece um elemento vindo de outro local ou até planeta que aterrou por ali e simplesmente está em casa, a passar um serão!

15 comentários:

© disse...

já vi!!
adorei.
:)

loirices disse...

tivesse eu dinheiro que tinha automaticamente visão, assim tenho visões :-)

me. disse...

ci.bi, também é muito prá frente!!

loirices, 60m2 não é muito para construír mesmose for hiper luxo , um terreno herdado, um arquitecto amigo ou na família, e um empréstimo! Tá feita a visão :)

Dry-Martini disse...

Simplesmente deslumbrante. Posso convocá-la para arquitecta amiga? :)

XinXin

PS: É que está nos planos uma coisinha destas, apesar de não ter herdado o terreno .)

mfc disse...

Arrojado... ficou o apontamento para uma visita.

me. disse...

Dry... há sempre espaço para bons amigos!!! bom gosto o teu ;) Xin xin mesmo

mfc, a visita com reportagem fotográfica, sff ;)

Lança disse...

Já conhecia. Acho um perfeito disparate!

Mas acho que fica bem dizer que é giro e tal... :D*

me. disse...

lança...mau feitio!
puxa, para ti vivam os eternos 'pastiches' de Portugal? isso é que não por favor...

Lança disse...

Oh… :D

Quer dizer… lá por não gostar (nada) deste “exercício” passo logo a “eterno pastiche” e a ter mau gosto?! E depois sou eu que tenho mau feitio!

AH AH AH!!!

Me… para mim é horrível e é uma pena não fazerem (pelo menos) a mesma publicidade, isso sim, a excelentes obras de reabilitação que têm sido feitas nessa zona!

Além do mais é… presunçoso! :D

me. disse...

Lança, há espaço para tudo, para reabilitar e para inovar!

Eu não qualifico gostos...

E se queres que te diga esta 'publicidade' foi feita numa revista de fora...aqui não a publicaram se quer!

Isso de presunçoso tem a ver com rançoso, é!?
ahaha ;)

Lança disse...

Vi numa revista portuguesa e na SIC!

Até me perguntei quanto eles teriam pago! :D

Ainda bem que existem sítios em Portugal que é proibido inovar assim! (achei que lá também fosse…)

Brincadeirinha, claro! Mas que não gosto, não gosto! :)*

me. disse...

Lança, como alguém que eu conheço diz "temos pena" ... ;D

Lança disse...

Afinal qualificas gostos!

AH AH AH!!!

(e usas as minhas "frases"! :P)

Lança disse...

Já não tínhamos assim uma “conversinha” há uns tempos! :D

me. disse...

Lança, é verdade pois é!!...sinal de serão ao portátil! ;)