27/04/10

Antero foi a banhos e chegou à Vila...


"Aqui as praias são amplas e belas, e por elas me passeio ou me estendo ao sol com a voluptuosidade que só conhecem os poetas e os lagartos adoradores da luz."

Estas foram as palavras de Antero de Quental numa carta a um amigo sobre Vila do Conde, onde permaneceu durante uma década 1881-1891, o chamado período de Vila do Conde, considerado uma das suas melhores épocas em produção literária.

O que lhe fez um aconselhamento médico...voltas de vida como a espiral desta belíssima escada/biblioteca.
Esta escadaria faz parte do projecto Casa Antero de Quental, antiga casa do poeta do século XIX agora convertida em centro literário de Vila do Conde.
A opção do projecto foi radical, o interior foi completamente demolido deixando apenas a casca exterior do edifício reproduzindo a traça original, que à data desta obra se encontrava já longe da imagem original, resultado de outras intervenções.
A escadaria é de facto o elemento fulcral deste jogo de movimento e luz e função criado pelo projectista, o arquitecto Manuel Maia Gomes e como ele próprio disse "A espiral tem a forma de estante e poderá representar, por exemplo, 'a subida' para o conhecimento'"
A escada percorre os dois pisos e torre existentes, transforma-se simultaneamente em biblioteca, com capacidade de albergar 6.000 livros.

Uma estrutura feita em aço, que vai formando um cilindro, apoiando as escadas sem necessidade de tocar nas paredes.
As prateleiras que acompanham este percurso compassado por degraus, que além da sua leveza física pelo uso de acrílico translúcido, são retro iluminadas, criando este ambiente que posso chamar "nuvem".
A luz surge de todos os lados, e é direccionada sobre os livros que no fundo iluminam os seus leitores.
Quem tiver a curiosidade de espreitar, esta obra aqui fotografada por Fernando Guerra ou os livros, fica esta sugestão aberta ao público desde Junho de 2009.

5 comentários:

Francis disse...

ganda pinta.
e sem corredores ;)

me. disse...

White open and clean!

Até parece uma frase de anuncio para detergente... :)

Francis disse...

mais pasta de dentes...

me. disse...

também podia ser...
Ou um tratamento branqueador "Doors Style" by Miguel Stanley
hihihi

Francis disse...

ena pá, o miguel...no more comments.