15/04/10

House 60 - gh3

"Family-friendly design"=Design familiar, eis um termo que normalmente não é aplicado às caixas de habitar contemporâneas, que mais frequentemente se igualam a 'castelos' ou 'caixotes' modernos com grandes salas multi-task (não o que diga, mas o que ouço geralmente).
Mas nesta estrutura moderna, habitada pela familia Granovsky, a sensação de domesticidade está implícita neste projecto. Um corredor transparente encerrado por plano de vidro, paredes brancas e betão polido.
Um cenário de um átrio arejado que se prolonga visualmente para o exterior e é apoiado por uma parede de cortina leve e translúcida que se alonga pelos dois pisos, forrando o duplo pé direito.
Um projecto canadiano, criação do atelier gh3 de Toronto, esta 'House 60', baseia-se nos conceitos ou ideais modernistas.
A abertura para o exterior, e relação com a luz, juntamento com o desenho de uma planta fluída que proporciona um espaço sereno, com todas as demandas e "des"organização da vida familiar normal.
Quando a família Granovsky comprou a casa, era uma habitação redbrick'50s (casinha de tijolos vermelhos) com tectos baixos e um piso superior de menor dimensão. O readaptar de um espaço aos tempos actuais resultou nesta solução, para mim muito positiva e racional.
Um novo começo levou assim a um processo rápido e decisivo (dois meses de projecto e nove meses de construção), iriam transformar o edifício dos anos 50 para lá de qualquer reconhecimento.
Se eu gostava de morar numa casa assim?

Gostar, eu gostava mas não era uma lisboeta...ou era!

Sem comentários: