04/01/10

Casa da folha


A leaf house, uma casa diferente concebida pelos Arquitects Undercurrent construída em Sydney.

A casa, além do seu conceito estético, integra o princípio da sustentabilidade.

Inspirada na natureza essencialmente pela forma dada pela própria cobertura ou coberturas, que se assemelham a um conjunto de folhas caídas que vão criando plataformas com diferentes cotas.

O interior dialoga com o exterior, separação feita apenas través de um fino véu de vidro moldado, que além de lhe conferir leveza e transparência tem a capacidade de filtrar e coar a luz natural, reduzindo a intensidade e assim a necessidade de energia para refrigeração do espaço, por exemplo.

A arquitectura cada vez mais, fruto das novas tecnologias, cria ambientes com formas mais arrojados, pensar que isto tudo começou com a introdução do betão na construção durante o século passado. Pois foi com esta pedra artificial moldável que se abriu horizontes à imaginação e hoje a conjugação da mesma com estruturas leves e transparentes é um mundo infinito na criatividade.

Mas os espaços vivem das pessoas e vice versa, por isso lhe chamo um produto para viver, e como tal traduz as preocupações dos nossos dias, as energéticas, ecológicas, etc.

Este é um dos exemplos, claro que escolhi um fora do nosso universo, mas é assim que se despertam as consciências e se abrem horizontes, nada melhor para começar um novo ano!

E afinal o que é a Austrália a mais do que nós!? :)

2 comentários:

Francis disse...

Nada.
E os suiços ?
http://www.linkinn.com/_Outstanding_House_Inside_a_Hill_Switzerland

me. disse...

francis,
os Suiços teem neve, relógios, chocolates... e nesse caso a living hole :)