Não vou propor o Soares à presidência, foi mais por onde andei feita turista na minha terra e no Museu da Presidência da República. Por razões profissionais lá fui (fomos, eu e a minha colega de carteira) ver o espaço de museu...
E com carácter crítico começo logo pela entrada, não sei se se pretende que esteja escondida,'não vá o museu ter muitas visitas', mas a verdade é que se pergunta por onde se entra, claro que pela porta mas qual? Não se vê nada para lá de qualquer vão de porta da rua, são idênticas e nada anunciam!?
Imaginem alguém que não lê português e passa pelo outro lado da rua pensa que é o edifício de apoio à guarda do palácio, eu sei quando vamos lá fora também ninguém nos ajuda, mas esse não é o nosso espírito, nós somos; Oh se faz favor ;Um muito obrigada; E o disponha sempre. Desta vez não vou descrever os espaços arquitectónicos, mas o museu como já referi, tem a sua entrada pela rua de Belém, no edifício contíguo aos portões do Palácio e mostra o seu espólio, o museu propriamente dito numa segunda construção existente no pátio a tardoz, que foi devidamente convertida para esta função.
Os temas retratam a história da própria República, a sua implantação, os símbolos nacionais, os presidentes, presentes de estado...
Para mim vale bem poder olhar os retratos dos presidentes, principalmente o que deixei por aqui, o de Mário Soares executado por Júlio Pomar, o meu favorito!
E como suplemento ainda tivemos direito a uma visita acompanhada, (não, não foi o presidente, está a banhos em terras algarvias ao melhor!!! não nos recebeu) pelo Jardim da cascata agora recuperado e visitável não se pode fotografar por normas de segurança, por isso vale o passeio para conhecer pelo menos!
8 comentários:
pois, foram razões profissionais que lá te levaram! eu agradeço a info mas nah, não vou lá...coisas de pele.
loirices,
Não te dás com o ar condicionado! ;D
me. sou alérgica, fico toda tapada :-)
Se está escondidinho e sem informação visível... então é um verdadeiro museu português!
mfc,
quero ver se não me esqueço desse grande pormenor!
Espero que tenhas aproveitado para ir aos Pasteis de Belem. Também há os Pasteis de Cerveja, logo ali.
:)
Miguel,
Natinhas e pasteis doces, uma coisa que tenho de fugir... se não o corpinho é que paga :)
Um dia não são dias...
Perdeste... 2 delicias!
*
Enviar um comentário