04/08/09

As escadas...

As escadas, isto faz-me lembrar os exercícios na faculdade, em que tínhamos de escrever sobre coisas ligadas aos espaços, as portas, as janelas, pavimentos, eram exercícios para reflectir e ginasticar a linguagem a usar para descrever os espaços...
Mas a verdade é que alma das casas e de outros espaços são mesmo as escadas, elas definem toda a estrutura e fluidez como se de uma espinha dorsal se tratasse. Todas as ligações e as próprias pausas criadas por patins, fornecem ambientes direcções e olhares, o local onde estão define toda a envolvente e o modo como os espaços se articulam.

Agora dizem-me mude escadas é só fazer um espelho do projecto... Fácil, não é...
Pois e o resto nada fica igual. Aparentemente a quem não detalhe parece tudo muito simples mas a verdade é que nunca é nada imediato e as escadas são um dos elementos mais importantes nos projectos... Enfim desvaloriza-se apenas para dizer que é só coisa pouca, mas nos bastidores destrói-se toda uma linhagem de pensamento de uma penada só...
Escadas apenas para subir e descer, portas estúpidas (ainda não sei porque o são, deve haver uma história que ainda desconheço)...coisas da construção e da minha profissão!

Bom dia, continuemos...

5 comentários:

loirices disse...

engraçado, não fazia ideia mas faz todo o sentido...quem não sabe é como quem não vê!

me. disse...

loirices,
lá subiste a escada de outra forma! ;)

Francis disse...

ena pá, tanta conversa por causa de umas escadas....

mfc disse...

A profissão dos outros é que é boa!
Qualquer estúpido pensa assim... não ligues.

me. disse...

francis,
é assim deu-me para escrever, já que não falei!

mfc,
é isso mesmo...