16/03/09

Reconversões


Muitos dos edifícios antigos existentes tornam-se incapazes, obsoletos ou desapropriados. Tudo isto resultado da nossa própria evolução em sociedade, por isso hoje quando se pensa em cidade e na sua história, também temos de pensar na conservação de alguns objectos arquitectónicos que chegam até aos nossos dias. Em vez de construir novo, muitas das vezes a opção mais practica, diga-se de passagem, temos de repensar o acto de projectar como a reconversão de espaços e que não seja como é habitual no nosso país as vulgares áreas comerciais, chapa três que nada inovam ou enriquecem. Além do mais existem algumas entidades que regulam o património arquitectónico, mas que nada ajudam a adaptá-lo muito pelo contrário.

Por isso peguei neste magnífico exemplo feito por uma equipa de arquitectos holandês, Merkx+Girod architects, não é uma ideia recente mas ganhou um prémio de arquitectura em 2007 e vale pelo arrojo. Transformaram o espaço de igreja em livraria.

Nenhum santo se terá insurgido, talvez algum comum mortal apenas...
O projecto foi desenvolvido nesta igreja em Maastrich. A verdade é que assim se dinamizou um espaço, talvez fechado e morto fazendo-o renascer e até mesmo avivando a sua história mas mantendo-o e ligado-o ao presente noutro capítulo da sua vida. Porque os edifícios também morrem de pé.

1 comentário:

Dry-Martini disse...

Não tinha visto!!! Gosto .)

XinXin