09/01/12

des.acordo

ainda este assunto;
Poderia começar por escrever "dessacordo" e ficar na dúvida se seria um erro ortográfico...Será que estaria contra as regras deste novo acordo ortográfico?
Tenho a sensação que é uma ferramenta demasiado premissa à criação de erros. Afasta-nos da génese da palavra, o que nos ajuda muitas vezes a decifrar o seu significado e ao contrário do que penso que deveria ser promove a procura do significado pelo uso da palavra falada. Passa a ser uma representação gráfica da "escrita verbal", que por si só é muito mais livre e descuidada.
Não será este acertar a bitola pelo nível mais baixo? coisas que realmente não entendo como progressos mas sim como fomento de burrice ou estupidez, fora aos outros factores de ordem de valor ou razão linguística que não poderei mencionar mas enquadro tudo num escamotear lento da nossa cultura e daquilo que temos como valor e identidade própria.
Já agora, não imagino espanhóis a fazerem acordo por serem uma língua de menor número de habitantes do que o espanhol falado nas Américas, por ex.
Continuarei a escrever à antiga, chamem-me velho do Restelo, uso palavras graves e assentos graves, se for muito grave não me passem multa, nem mandem para tribunal.

2 comentários:

mfc disse...

Não alinho neste "acordo"....
E acabou-se a treta!!

me. disse...

acho mesmo é que é uma escrita da treta!