06/03/10

Objectos...


"Existem poucos objectos que nos acompanham toda a vida"
Uma frase proferida por Cruzeiro Seixas numa entrevista, que me deixou a pensar e a mexer nas minhas memórias.
Eis que me surgiu um objecto que conheço desde sempre e que ainda me acompanha. A minha pequena chávena de bolinhas, uma peça Art Deco da fábrica de faianças 'Digion et Sarreguemines'. Fez parte da minha infância numa cristaleira também ela ao estilo Art Deco, aliás toda a casa da minha bisavó assim era, um 'must' agora reconheço. Mas todas as peças que ali se expunham e se duplicavam pelo espelho de fundo eram pequenas, delicadas e claro algumas com valor. Mas eu, a menina da casa de vez em quando lá tinha autorização para brincar ou usar uma delas.
Esta chávena servia para brincar nos meus lanches de bonecas, onde eu colocava leite de verdade e bebia, ou até o velho sabor do café de cevada e um pão com requeijão acompanhar.Já existia antes de mim e continua comigo, guardo-a religiosamente assim como todas as memórias que associo a ela.

E vocês têm algum objecto que vos acompanha desde sempre?

4 comentários:

Montana disse...

Em casa dos meus pais havia um conjunto de chávenas senão iguais, muito parecidas á tua chávena. Infelizmente não fiqei com nada, embora tenha pena.
Mas tenho algumas peças bordadas do enxoval da minha Mãe que guardo
religiosamente.
Sigo o blog há algum tempo mas nunca comentei.

me. disse...

Olá Montana,
pelos vistos existe sempre qualquer objecto que trás ou faz a nossa história se cruzar com o passado. E sem nunca ter pensado nisso achei graça, pela minha chávena e por mais uns 4 objectos que também guardo.

Nem sempre se comentam blogs... mas ainda bem que o fez. :)

boa semana

Quase disse...

Sinceramente acho que não tenho nenhum :(
Agora fiquei nostálgica.........

me. disse...

Tens de ir ao sotão! :)